Bypass gástrico com desvio intestinal (Y-de-Roux – Técnica de Fobi-Capella)

Esta técnica é a mais utilizada no Brasil, devido à sua segurança e eficácia em resultados em longo prazo, e é a técnica que utilizamos em nossa clínica.

Normalmente, o paciente que se submete á essa técnica cirúrgica perde em torno de 70-80% do seu excesso de peso em 1 ano.

Este é um procedimento misto, ou seja, possui duas características importantes para a perda de peso:

  • Componente restritivo, que é a redução do tamanho do estômago a um volume de 20 a 50ml por meio de grampeamento;
  • Componente disabsortivo, que é caracterizado pelo desvio intestinal (Y-de-Roux) que promove o aumento dos hormônios que dão saciedade e diminuem a fome.

Dessa forma, esses dois componentes juntos levam à menor ingestão de alimentos e à saciedade precoce, proporcionando emagrecimento e controle de diversas comorbidades, como a hipertensão arterial e o diabetes, por exemplo.

A Nutrição SA conta 4 nutricionistas devidamente capacitadas a atender todos os públicos.

Além do acompanhamento nutricional pré e pós de cirurgia bariátrica, a equipe atende os interessados em nutrição clínica, esportiva e funcional.

Temos nutricionistas especialistas em nutrição clínica, nutrição esportiva e nutrição clínica funcional.

PRÉ-OPERATÓRIO

O acompanhamento pré-operatório consiste em 4 consultas, geralmente realizadas quinzenalmente onde são trabalhadas as mudanças de hábito alimentar do paciente, e outros aspectos inerentes à cirurgia

PÓS-OPERATÓRIO

O acompanhamento pós-operatório consiste em 4 consultas no pós imediato (até o 2° mês de cirurgia), onde é feita a evolução da dieta líquida até a normal. Após os 2 meses, no primeiro ano de cirurgia, o acompanhamento é feito a cada 3 meses, e após 1 ano o acompanhamento é anual.

A Psicologia SA conta com 3 psicólogos devidamente capacitados a atender pacientes bariátricos e casos de sobrepeso e obesidade.

PRÉ-OPERATÓRIO
Nas sessões pré-operatórias são abordados assuntos relacionados a mudanças de hábitos de vida, enfrentamento de problemas inerentes à obesidade e é realizado o preparo psicológico para o processo cirúrgico.

O acompanhamento no pré-operatório consiste em pelo menos 4 sessões com o psicólogo, geralmente agendadas quinzenalmente.

PÓS-OPERATÓRIO

Para o acompanhamento pós-operatório recomenda-se que o paciente consulte com o psicólogo mensalmente até, pelo menos, 1 ano e meio após a cirurgia. Orienta-se que o paciente procure o psicólogo sempre que perceber que está voltando aos hábitos antigos, bem como às maneiras inadequadas de enfrentar seus problemas..

  • Bioimpedância
  • Calorimetria indireta
  • Ecocardiograma
  • Ecografia de abdômen total
  • Ecografia de tireoide
  • Ecodopler de membros inferiores
  • Eletrocardiograma
  • Ultrassonografia com doppler de carótidas e vertebrais